Governador confirma inauguração do estádio de Brasília para o dia 21 de abril

28/01/2013 - 19h04

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha deverá ser reinaugurado no próximo dia 21 de abril, coincidindo com o aniversário da capital federal, que completará 53 anos de fundação. O local vai sediar a abertura da Copa das Confederações, programada para se realizar no dia 15 de junho, com o jogo entre Brasil e Japão.

A data foi  anunciada hoje (28) pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, após visita ao estádio realizada em companhia do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, de integrantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para uma avaliação do andamento das obras, cujo término está previsto para 15 de abril.

A festa que estava programada para hoje, marcando os 500 dias que faltam para a Copa do Mundo de 2014, foi cancelada e transferida para a próxima quarta-feira no Rio de Janeiro, devido à tragédia ocorrida na madrugada de domingo na cidade gaúcha de Santa Maria, onde um incêndio em uma boate causou a morte de mais de 230 pessoas. Durante o evento no Rio, será lançado o cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014.

Antes da visita ao estádio, houve uma reunião técnica de avaliação do andamento das obras entre Valcke e as autoridades brasileiras. Estavam presentes também os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que são membros do COL. Segundo informação do GDF, 87% das obras do Mané Garrincha já estão prontos, mas isso não pôde ser constatado pelos repórteres que cobriram o evento, pois só foi permitida a entrada de fotógrafos e cinegrafistas para documentar a visita de Valcke ao estádio, sob a alegação de que não havia espaço para todos os jornalistas presentes.

A obra, de acordo com o GDF, está na fase de construção da cobertura, com a colocação de treliças pelos operários. O secretário-geral da Fifa elogiou a beleza do estádio e disse que “a pessoa mais importante agora é a engenheira Maruska, encarregada de entregar a obra no dia 15 de abril”. O secretário expressou pesar pelo acidente no Rio Grande do Sul e disse que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou uma carta de pêsames à presidenta Dilma Rousseff.

Valcke comentou que houve atraso na obra, cuja entrega deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, mas a Fifa concordou em ampliar o prazo para 15 de abril deste ano. Ressaltou, porém, que para que o estádio possa sediar a abertura da Copa das Confederações “não poderá mais haver atrasos”, pois é necessário realizar eventos testes antes da competição.

Antes de Brasília,  a comitiva visitou o Estádio Castelão, em Fortaleza, que foi reinaugurado ontem. Amanhã, o grupo inspecionará as obras da Arena Fonte Nova, em Salvador.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil