Tarso Genro descarta Força Nacional para atender tragédia em Santa Maria

27/01/2013 - 21h32

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governador Tarso Genro descartou hoje (27) a necessidade da Força Nacional para ajudar nos desdobramentos do incêndio que matou 233 pessoas em Santa Maria nesta madrugada. Em entrevista no Palácio Piratini nesta tarde, ele voltou a exigir agilidade na apuração das causas da tragédia.

"Determinei que se faça um inquérito policial profundo, incisivo, rápido, com provas científicas e técnicas que devem ser custodiadas de maneira eficiente e preservadas de maneira eficiente para que tenhamos uma apuração das causas reais, concretas, que resultaram nessa tragédia", disse Genro.

O governador destacou a colaboração do Exército, que usou aviões da Força Aérea Brasileira para transportar feridos à Porto Alegre, e a solidariedade do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Embora considere que a Força Nacional não seja necessária neste primeiro momento, Genro não descartou pedir ajuda futuramente. “Se for necessário em algum momento, poderemos recorrer aos intitutos periciais como o da Polícia Federal, mas o nosso Instituto-Geral de Perícias (IGP) está bem estruturado".

Segundo o governador, o dono da boate vai ter que apresentar todos os documentos que comprovam que o funcionamento era legal para se eximir da responsabilidade da tragédia. “O inquérito tem que verificar isso de maneira isenta e profunda". Ele também elogiou o trabalho das polícias, que segundo ele, atuaram de forma “rápida, eficiente, e muito responsável”.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil