Venda de álcool líquido acima de 54º GL para uso doméstico será proibida

24/01/2013 - 19h53

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A partir de 1° de fevereiro, a comercialização do álcool líquido com graduação acima de 54 graus Gay Lussac (ºGL) para uso doméstico em supermercados e outros pontos de venda no atacado e no varejo vai ser proibida. Só será permitida a venda do produto em forma de gel, que é considerado mais seguro.

Em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro para a indústria se adequar à nova norma. Caso a decisão não seja respeitada, o produto deverá ser recolhido.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), o processo ainda está em andamento e há embargos ainda pendentes de julgamento.

 

 


Edição: Fábio Massalli // Atualizado às 20h49 para esclarecimento de informações sobre local de venda de álcool líquido no primeiro parágrafo   //  A matéria foi alterada para correção de informação às 12h do dia 25/01. Diferentemente do publicado, a proibição se refere a álcool líquido com graduação acima de 54º GL.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.