Manifestantes voltam às ruas em Caracas em apoio a Chávez e à democracia

23/01/2013 - 7h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os simpatizantes e correligionários do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, organizaram para hoje (23) uma manifestação em Caracas. O comando do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) informou que o objetivo é comemorar a democracia e prestar apoio a Chávez. O presidente venezuelano está internado há mais de um mês em Cuba, para tratamento de combate ao câncer, e desde então não é visto em público. A ausência física dele causa incertezas à política venezuelana.

Organizações não governamentais (ONGs), entidades de classe, correligionários e demais integrantes do Grande Polo Patriótico, de apoio a Chávez, querem que o movimento dure todo o dia. As manifestações devem ocorrer em três áreas distintas da capital venezuelana, Caracas.

Segundo o coordenador nacional da Mobilização PSUV, Dario Vivas, o objetivo é lembrar a data - 23 de janeiro de 1958 – quando houve uma revolta civil-militar que derrubou o regime de Marcos Pérez Jiménez.

"É uma data que pertence ao povo venezuelano na sua busca pela tranquilidade, paz, democracia e por mais participação contra a exclusão e com exigências de melhor distribuição da riqueza", disse Vivas.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto