Presidente do Santander diz que espera crescimento de 3% para o Brasil em 2013

22/01/2013 - 16h03

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, disse hoje (22) que está otimista com a economia brasileira e que espera crescimento de 3% para o país em 2013. Botín negou intenção de vender ativos no grupo espanhol no Brasil e disse que o banco deverá ampliar investimentos no país nos próximos anos.

“Estou convencido que este ano 2013 vai ser melhor que o ano passado e o que pensa o Santander é que a economia vai crescer uns 3%. Estou muito otimista quanto ao avanço do Brasil, porque é um grande país, é o numero 7 do mundo, esperamos que seja o cinco logo. O Santander está investindo muito dinheiro aqui, não só em bancos, como universidades”, disse, antes de entrar em uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Em 2012, a economia brasileira cresceu cerca de 1%.

Além de novos escritórios, agências e caixas eletrônicos, o executivo espanhol disse que a construção de um centro de dados também está nos planos do grupo no Brasil. O centro será instalado em Campinas (SP), com inauguração marcada para 2014.

“Para o Santander, o Brasil é o país mais importante do mundo”, disse. Perguntado sobre o grau de intervenção do governo brasileiro nas políticas monetárias do país, Botín disse que em outros países a interferência é maior. “Em outros países do mundo, estão intervindo mais, na Europa, por exemplo; muito mais. O Brasil, que é um país que tem grandes empresários, confio que o governo não fará esse tipo de intervenção”, ponderou.

Edição: José Romildo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.