Decisão sobre retorno de Chávez à Venezuela está nas mãos dos médicos, diz irmão do presidente

22/01/2013 - 11h14

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A decisão sobre o retorno do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao país está nas mãos da equipe médica que o acompanha, segundo o presidente da empresa de energia elétrica venezuelana, Corpoelec, Argenis Chávez. Segundo ele, que é irmão de Hugo Chávez, as informações sobre a saúde do presidente venezuelano têm sido transmitidas por autoridades do país, por meio de comunicados oficiais.

“Os porta-vozes são o vice-presidente, Nicolás Maduro, e o ministro de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, que, por meio de comunicados oficiais do governo bolivariano, têm dado detalhes do estado de saúde do presidente da República, Hugo Chávez Frías”, disse em nota divulgada no site da estatal venezuelana.

O comunicado acrescenta que Hugo Chávez “continua em processo de recuperação” em Havana, Cuba, desde o dia 11 de dezembro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.

O presidente venezuelano não é visto em público desde o começo de dezembro, e a oposição cobra um pronunciamento e a divulgação de imagens recentes de Chávez. A oposição venezuelana também levanta dúvidas sobre a legalidade de manter o presidente no poder e pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) que convoque o conselho permanente para avaliar a situação institucional no país. O quarto mandato consecutivo do presidente foi iniciado no dia 10 de janeiro, mas Chávez ficou impossibilitado de participar da cerimônia de posse.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil