Mais de 150 mil cidadãos do Mali tentam refúgio nos países vizinhos

16/01/2013 - 8h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou que aumenta o número de refugiados do Mali (África) para os países vizinhos em busca de abrigo e segurança. No total, estão registrados 150 mil refugiados. O Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha) informou que há cerca de 230 mil cidadãos deslocados dentro do país.

O Mali é o sétimo maior país do Continente Africano em extensão e um dos mais populosos da região, cercado por sete países: a Argélia, o Níger, a Mauritânia e o Senegal, além da Costa do Marfim, da Guiné e de Burkina Faso.

O Acnur registrou 144,5 mil refugiados do Mali, dos quais 54,1 mil estão na Mauritânia, 50 mil no Níger, 38,8 mil em Burkina Faso e 1,5 mil na Argélia. O Programa Alimentar das Nações Unidas  (PAM) vai distribuir alimentos no Mali, por intermédio de organizações não governamentais (ONGs), com o repasse de US$ 129 milhões.

O Ocha informou que pelo menos 4,2 milhões de cidadãos do Mali precisam de ajuda humanitária em 2013. Do total, 2 milhões necessitam de ajuda alimentar urgente, inclusive crianças malnutridas.

Desde abril, o Norte do Mali foi transformado em reduto dos grupos extremistas Al Qaeda, Magrebe Islâmico (Aqmi), Ansar Dine e Movimento para a Unidade da Jihad no Oeste Africano (Mujao), que impuseram a sharia (lei islâmica).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto