Turismo deve contratar menos temporários neste verão, estima CNC

14/01/2013 - 18h12

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A contratação de trabalhadores temporários no setor de turismo deve cair no verão deste ano, de acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base em dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Estima-se a criação de 33,1 mil vagas neste verão, 1,3% a menos na comparação com 2012, quando foram criados 33,6 mil postos temporários. Em 2011, foram cerca de 38 mil vagas.

Para a CNC, a queda pode ser explicada pela desaceleração da economia e pela dinâmica do mercado de trabalho. Do total de vagas esperadas para este verão, 58% devem ser abertas em bares e restaurantes e 29,7% em hotelaria. As regiões Sul e Nordeste concentram a maior oferta de vagas temporárias estimadas: 70,2% do total.

A efetivação dos temporários, no entanto, deverá ser maior este ano. Calcula-se que 40% dos contratados por tempo determinado deverão ser efetivados, de acordo com a confederação, 3% a mais do que em 2011 – quando 37% dos temporários no turismo foram para o quadro permanente das empresas. A perspectiva positiva se baseia pelo aquecimento econômico e menos demissões que devem ocorrer nos próximos meses com a proximidade de eventos internacionais, como a Copa das Confederações.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil