Instalação de usina de açúcar e etanol em Mato Grosso do Sul recebe financiamento do BNDES

14/01/2013 - 18h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O município de Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, vai ganhar uma usina para a produção de açúcar e etanol com capacidade estimada de moer 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou um financiamento de R$ 488,6 milhões para a implantação da usina.

O projeto está a cargo da empresa Adecoagro Vale do Ivinhema, controlada pelo grupo internacional Adecoagro, e prevê, ainda, a instalação de uma unidade de cogeração de energia elétrica com capacidade de 120 megawatts (MW), além de linha de transmissão associada.

O anúncio foi feito hoje (14) pelo banco, por meio de sua assessoria de imprensa. Como o empreendimento será feito em etapas, o apoio do BNDES ficará restrito aos investimentos que serão feitos até 2014, data de entrada de operação da usina. Após o término da construção da unidade, deverão ser criados 1.360 vagas de empregos, que se somarão aos 3.781 postos de trabalho diretos que a Adecoagro Ivinhema tem atualmente.

Segundo informou o BNDES, esse é o segundo projeto sucroenergético implantado pelo grupo econômico no Brasil. O primeiro foi a Usina Angélica Agroenergia, também localizada no estado de Mato Grosso do Sul, que entrou em funcionamento em 2008 e teve empréstimo do BNDES no valor de R$ 151 milhões.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil