Fundação Biblioteca Nacional divulga lista de 20 autores selecionados para a Revista Machado de Assis

14/01/2013 - 18h36

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) divulgou hoje (14) a lista dos 20 autores selecionados para a segunda edição da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. A publicação, trimestral na versão online e com duas edições impressas por ano, tem como objetivo difundir a literatura brasileira no exterior.

Entre os 20 textos selecionados pelo conselho editoral da revista, está a tradução de O Homem que Sabia Javanês, de Lima Barreto, clássico da literatura brasileira, de domínio público. Além dele, 11 autores terão contos, poemas ou trechos de romances traduzidos para o inglês. Outros cinco escritores tiveram obras escolhidas para tradução em alemão, e três em espanhol.

De acordo com a FBN, os autores selecionados têm até o próximo dia 21 para enviar documentações à instituição, sob o risco de serem desclassificados. Ao todo, 147 escritores inscreveram trechos traduzidos de suas obras de prosa ou poesia para publicação na revista. Além do inglês e do espanhol, foram aceitos trechos em alemão, em decorrência da homenagem ao Brasil este ano na Feira do Livro de Frankfurt.

A revista é um projeto da FBN em parceria com o Itamaraty, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural. O segundo número será lançado em sua versão virtual no dia 9 de fevereiro. A FBN informou que no próximo domingo (20) encerram-se as inscrições para o terceiro número, que será temático, dedicado à literatura para crianças e jovens.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil