UnB faz primeiro vestibular do ano com 25 mil candidatos a pouco mais de 2 mil vagas

12/01/2013 - 12h26

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O sábado chuvoso na capital federal será de provas para os quase 25 mil inscritos no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Hoje (12), eles fazem os testes do primeiro vestibular deste ano da instituição e concorrem a 2.092 vagas em 96 cursos nos quatro campi da universidade. O exame será aplicado em seis cidades do Distrito Federal – Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga – em três de Goiás – Formosa, Goiânia e Valparaíso – e na mineira Uberlândia. A maratona de provas continua amanhã (13).

De acordo com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), responsável pelo vestibular da UnB, o ideal é que os candidatos confirmem os locais de prova e cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Os exames começam às 13h. É preciso levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original.

Neste sábado, serão aplicadas as provas objetivas de língua estrangeira, literaturas e língua portuguesa, geografia e história, artes, filosofia, sociologia e redação. Amanhã, os candidatos farão as questões, também objetivas, de biologia, física, química e matemática. Nos dois dias, as provas terão duração de cinco horas.

Ainda segundo o Cespe, os candidatos devem ficar atentos às proibições estabelecidas. Será eliminado do concurso quem for surpreendido, durante o exame, portando aparelhos eletrônicos, relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou protetor de cabeça, como chapéu, boné e gorro, lápis, marca texto ou borracha.

Do total de 24.977 candidatos, 14.858 se inscreveram pelo Sistema Universal, 6.774 pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 3.009 pelo Sistema de Cota para Negros. Além disso, 336 estudantes se inscreveram como treineiros, que fazem as provas, recebem o boletim de desempenho individual, mas não concorrem às vagas.

O Sistema Universal oferece 1.366 vagas, o Sistema de Cotas para Negros, 421, e o Sistema de Cotas para Escolas Públicas, 305. O curso de medicina é o que tem maior demanda dos estudantes nos três sistemas.

De acordo com a UnB, um grupo de 163 candidatos solicitou atendimento especial. Entre eles, 85 por motivos religiosos.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil