Hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste continuam com menos de 30% de água armazenada

11/01/2013 - 15h59

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O nível dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste manteve-se até ontem (10) em 28,67%, de acordo com um levantamento divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Houve uma ligeira elevação em relação ao nível aferido no último dia 6, que era 28,54%, mas permanece muito abaixo do nível de armazenamento de água para o período, que há um ano, em janeiro de 2012, por exemplo, era 76,23%.

O nível mais alto entre os reservatórios do Sudeste, de acordo com o ONS, é o da Usina Mascarenhas de Morais (em Minas Gerais), no Rio Grande, com 77,04% da sua capacidade de água. A seguir, vem o reservatório das usinas de Ilha Solteira (entre São Paulo e Mato Grosso do Sul) e Três Irmãos (em São Paulo), no Rio Paraná, com 53,62%.

Na Região Sul, os principais reservatórios das usinas hidrelétricas apresentam níveis bem mais altos do que nas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. O reservatório da Usina de Segredo, no Rio Iguaçu, estado do Paraná, está quase com a capacidade máxima de água armazenada: 97,32%.

Edição: Davi Oliveira

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil