Governo federal envia equipe da Força Nacional de Emergência para Angra

11/01/2013 - 22h54

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo federal  enviou hoje (12) à Angra dos Reis uma equipe da Força Nacional de Emergência/Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para auxiliar a cidade na temporada de chuvas de verão. Dois técnicos da unidade vistoriaram algumas áreas atingidas pelas chuvas da madrugada passada. À tarde, eles foram ao bairro Parque Mambucaba ver o rio que corta a comunidade e pediu que a Defesa Civil ficasse em alerta devido ao alto índice pluviométrico registrado: 139 milímetros (mm).

Os agentes do Gade também monitoram outras áreas atingidas e trabalham em parceria com a Defesa Civil municipal para atender às vítimas de alagamentos e deslizamentos. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) coordena a situação permanentemente durante 24 horas.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira, a equipe do governo federal trabalha em conjunto com a Defesa Civil para minimizar os problemas causados pela chuva. "A presença deles aqui é fundamental, já que o Gade centraliza as ações do governo federal nesses casos", disse.

A Defesa Civil realizou 493 vistorias e interditou permanentemente 110 casas. O número de desabrigados é 440 pessoas.

A prefeitura de Angra dos Reis mantém aberto o posto especial para recebimento de doações que está sendo administrado pela Secretaria de Ação Social. No momento é necessário água, alimentos não perecíveis, roupas e produtos para limpeza e higiene pessoal.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil