Musical que revive as marchinhas de carnaval chega pela primeira vez à zona norte do Rio

10/01/2013 - 18h10

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Já visto por cerca de 240 mil espectadores em mais de 300 apresentações desde sua estreia em 2007, o musical Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha chega pela primeira vez à zona norte carioca. A partir de hoje (10) e até o dia 3 de março, o espetáculo, de autoria da historiadora Rosa Maria Araújo e do jornalista e compositor Sérgio Cabral, fica em cartaz no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no bairro do Méier.

O musical foi exibido também em novembro último em Lisboa, como parte da programação do Ano do Brasil em Portugal. Além das oito temporadas cariocas e da incursão a Portugal, Sassaricando já percorreu algumas das principais cidades brasileiras. Entre outros, o espetáculo, com direção da prestigiada dupla Cláudio Botelho e Charles Möeller, já conquistou os prêmios APTR de melhor produção, direção e iluminação; Shell especial de roteiro; e Contigo! de melhor musical.

As inesquecíveis marchinhas de carnaval ganharam em Sassaricando arranjos do maestro Luís Filipe de Lima, diretor musical do espetáculo e regente da banda que acompanha ao vivo o elenco, do qual fazem parte o cantor Eduardo Dussek, Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta e Juliana Diniz, entre outros. A banda é integrada por instrumentistas como os irmãos Henrique e Beto Cazes.

São mais de uma centena de composições, assinadas por nomes como Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Lobo e João de Barro, o Braguinha, e que fazem uma crônica da vida e dos costumes do Rio de Janeiro. “A resposta do público é impressionante. A plateia se emociona durante e após o espetáculo”, conta a autora Rosa Maria.

As apresentações no Centro Cultural João Nogueira (Rua Dias da Cruz, 170 - Méier) serão às quintas e sextas-feiras, às 21h, e sábados e domingos, às 16h. Não haverá espetáculo nos dias 9 e 10 de fevereiro, sábado e domingo de Carnaval. Os ingressos R$ 40, com meia-entrada para estudantes e idosos.  

Edição: Davi Oliveira