Militares da Colômbia matam um dos líderes da guerrilha

10/01/2013 - 7h42

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Militares da Colômbia informaram ter capturado e matado um dos líderes do movimento denominado Exército de Libertação Nacional (ELN). Conhecido como Victor, o líder é acusado de ter assassinado sete soldados e quatro policiais na região de Antioquia, no Noroeste do país, no período de 2007 a 2012. A morte do líder ocorre em meio às negociações entre as autoridades colombianas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o ELN em busca de um acordo de paz.

Em comunicado, o Exército colombiano diz que o líder guerrilheiro morreu no município de Amalfi. Victor era o chefe da frente denominada Capitão Maurício. Segundo investigações, ele era especialista em explosivos. Victor é acusado ainda de ter liderado uma emboscada a uma patrulha em que morreram quatro policiais em Segovia, em julho de 2012.

Pelas investigações do Exército, Victor também é responsável por sequestros, entre os quais o de um engenheiro fiscal. O Exército informou que as operações para combater os grupos armados ilegais seguem as ordens do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto