Embarcação naufragada na praia de Itaipu em agosto de 2012 é retirada do mar

09/01/2013 - 20h05

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma operação da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria Estadual do Ambiente, retirou hoje (9) uma embarcação que naufragou em agosto de 2012 na praia de Itaipu, na zona oceânica de Niterói, região metropolitana do Rio. A ação teve a parceria da prefeitura de Niterói e apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de agentes do Comando de Polícia Ambiental.

Pescadores e banhistas de Itaipu pediam há tempos a retirada da traineira Estrela Azul que, por ter naufragado próximo à arrebentação, oferecia riscos à integridade física dos frequentadores da praia. Cerca de 60 pessoas foram mobilizadas para a retirada – aos pedaços – da embarcação. O trabalho, monitorado por dois mergulhadores, exigiu a interdição de parte da praia e só foi possível com o auxílio de uma escavadeira com esteira e de uma retroescavadeira.

A retirada evitou o risco de derramamento de óleo do tanque de combustível do barco pesqueiro encalhado. Os destroços foram levados de caminhão para o Aterro Sanitário de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, acompanhou a operação e anunciou para o próximo dia 22 o início das obras de dragagem e recuperação ambiental da Lagoa de Piratininga, também em parceria com a prefeitura de Niterói. Minc disse que a praia de Itaipu terá, até o final do primeiro semestre deste ano, uma reserva extrativista marinha, outra reivindicação dos pescadores da região.

Edição: Fábio Massalli