Contratações temporárias para o Natal crescem 7% em comparação ao ano anterior

09/01/2013 - 16h59

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As contratações temporárias para o Natal de 2012 apresentaram crescimento de 7% em comparação ao ano anterior. Segundo balanço que foi divulgado na tarde de hoje (9) pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), 157 mil vagas temporárias foram preenchidas em todo o Brasil no período.

Do total, 23,5 mil trabalhadores (cerca de 15%) foram efetivados. Entre as vagas temporárias, 20% foram preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. Três em cada quatro pessoas foram contratadas para trabalhar no comércio, enquanto a indústria foi responsável por 25% das contratações.

No comércio, 60% das vagas foram ocupadas por trabalhadores entre 18 e 39 anos. A remuneração média ficou em torno de R$ 870. Na indústria, o salário médio foi R$ 1.155, o que representou aumento de 5% em comparação ao ano anterior.

Mais da metade das vagas temporárias foram criadas na Região Sudeste do país. São Paulo liderou o número de contratações temporárias: 46.896 vagas foram preenchidas em todo o estado, seguido por Minas Gerais, com 17.176 contratações.

Edição: Fábio Massalli