Sanções internacionais fazem renda do petróleo cair 45% no Irã

08/01/2013 - 6h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As receitas do Irã obtidas por meio da venda de petróleo e gás caíram aproximadamente 45% nos últimos nove meses. A informação é do parlamentar iraniano Gholam Reza Kateb, chefe da Comissão Parlamentar de Orçamento. O resultado negativo é causado pelas sanções internacionais impostas ao Irã em represália ao seu programa nuclear.

O Irã é alvo de uma série de sanções internacionais, principalmente econômicas, financeiras e militares, devido ao desenvolvimento de um programa nuclear considerado arriscado por parte da comunidade internacional. Há suspeita do desenvolvimento de armas nucleares, mas as autoridades iranianas negam e dizem que o programa tem fins pacíficos.

Recentemente, a cotação da moeda iraniana sofre desvalorização - o que tem desencadeado críticas de que o país não estaria conseguindo salvar a economia em declínio.

A maioria dos voos de companhias aéreas iranianas foi cancelada nessa segunda-feira (7) depois que o Ministério do Petróleo suspendeu o fornecimento de combustível às aeronaves devido a dívidas.

Segundo o governo, as empresas devem cerca de US$ 150 milhões (R$ 300 milhões) em combustível. As dívidas acumularam devido às sanções internacionais.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto