Haitianos são impedidos de passar pela fronteira com a República Dominicana

08/01/2013 - 8h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Imigrantes do Haiti tentam passar pela fronteira do país com a República Dominicana, mas estão impedidos, apesar das negociações entre as autoridades haitianas e domicanas. Um dos coordenadores das negociações,  o sacerdote haitiano Regino Martínez, da organização não governamental Solidariedade Fronteiriça, disse que permanecerá no local até o fim do impasse.

De acordo com o bispo da Diocese de Mao-Montecristi (na República Dominicana), Diómedes Espinal, será permitida a entrada de 280 trabalhadores haitianos que atuaram na área agrícola. Eles receberão vistos nos passaportes. Os demais terão de regularizar a sua situação, segundo as autoridades dominicanas.

O senador haitiano Jean Batiste Bien Aimé, da região de Ouanaminthe, sugeriu ao governo do seu país que invista em recursos no desenvolvimento agrícola e na construção para que as pessoas não se sintam obrigadas a passar pela fronteira e ir para o território dominicano com o objetivo de ttrabalhar.

Jean Batiste Bien Aimé reconheceu o direito das autoridades dominicanas de admitir estrangeiros. Ontem (7) à noite a vigilância foi reforçada na fronteira entre o Haiti e a República Domunicana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade