Angra amanhece com sol e prefeitura mantém festa de comemoração dos 511 anos da cidade

05/01/2013 - 10h30

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Angra dos Reis (RJ) - Depois de quase uma semana com chuva forte, o município de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, amanheceu com céu aberto e sol forte. Não chove na cidade há mais de 24 horas e a prefeitura decidiu manter os preparativos para comemorar, a partir da noite de hoje (5) o aniversário da cidade, que amanhã (6) completa 511 anos de fundação.

As comemorações terão início às 21h, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Em seguida começam as festividades. A programação foi definida pela Fundação Municipal de Cultura de Angra dos Reis (CultuAr).

Estão previstas atividades nas áreas de esporte, música e teatro. A prefeitura optou por uma comemoração em que as atrações são artistas e músicos da própria cidade. De acordo com o presidente da CultuAr, Zequinha Miguel, a organização do evento está seguindo à risca a orientação da prefeita Conceição Rabha (PT) de reduzir as despesas da cidade neste início do governo. Em 2012, foram gastos cerca de R$ 300 mil com a programação e, este ano, a despesa total não deve chegar a R$ 60 mil.

A única alteração no programa inicial traçado pela CultuAr é o adiamento da tradicional Corrida dos Santos Reis, cuja largada estava prevista para as 19h de hoje. A competição foi remarcada para o próximo sábado (12), às 19h.

Hoje à noite, às 21h, na Praça Nilo Peçanha (em frente à sede da prefeitura), haverá apresentação da banda de música Jardim Sarmento e em seguida do Coral da Cidade, às 22h. Mais tarde, às 22h45, grupos de Folia de Reis, uma antiga tradição da cidade, apresentam-se até a meia-noite, quando a prefeita abrirá as portas da sede do Executivo municipal para o tradicional “corte do bolo”.

Para encerrar a noite, haverá uma queima de fogos e nova apresentação da banda Jardim Sarmento. Na Praça do Porto, a festa continua com shows das bandas Sereno e Camália, cujo repertório e composto de reggae e rock.

Amanhã, dia do aniversário da cidade, haverá a alvorada festiva pelas ruas do centro, às 6h. Na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, a prefeita e demais autoridades participam de um café comunitário, a partir das 8h. Às 9h, será celebrada uma missa, na Igreja Matriz. A programação religiosa inclui também um culto de ação de graças na igreja Assembleia de Deus - Ministério de Madureira.

Fechando a programação, na Praça do Porto, às 20h, haverá apresentação do espetáculo teatral Viagem à Baía dos Reis, que conta um pouco da longa história de Angra de forma lúdica e poética. Em seguida o grupo Nós Três, do músico Cláudio Bocca, encerra a festa com muita música popular brasileira.

Edição: Juliana Andrade