Prefeito de Duque de Caxias decreta estado de emergência em Xerém

03/01/2013 - 16h41

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), decretou estado de emergência no distrito de Xerém. A região foi atingida por um temporal na madrugada de hoje (3), que causou a morte de uma pessoa e deixou centenas de desabrigados. Cardoso passou o dia em Xerém coordenando as operações de atendimento à população e de reconstrução do distrito.

“Foi uma chuva anormal, que provocou o deslizamento de um morro e fez descer uma quantidade de árvores que fecharam uma ponte. Foram 212 milímetros de chuva, que levou a uma lâmina de água com 4 a 5 metros de altura. A força foi tanta, que uma geladeira foi parar em cima do telhado de uma casa”, disse.

Segundo o prefeito, duas pontes foram atingidas pela enxurrada: uma foi destruída e outra parcialmente. Ele vai aproveitar a visita que o ministro da Integração, Fernando Bezerra, fará à região amanhã (4) para solicitar verbas emergenciais, a fim de reparar o quanto antes a infraestrutura atingida. Cardoso decidiu decretar estado de emergência com objetivo de agilizar as obras necessárias.

Ele fez um apelo aos moradores de Xerém e de outras comunidades de Duque de Caxias, para que evitem permanecer nas áreas de risco. “Nas próximas 72 horas, todo o morador de qualquer área de risco deve ir para a casa de um parente ou de um amigo, pois ainda temos previsão de chuva para hoje e amanhã”, declarou.

O prefeito montou um gabinete de crise em Xerém, para onde foram enviados 100 homens, 20 caminhões e dez tratores, a fim de desobstruir os rios e retirar a lama que cobre as ruas do distrito. A luz foi cortada em boa parte da cidade por causa da queda de postes e fiação.

 

Edição: Aécio Amado