Maduro volta de Havana e diz que levou a Chávez "todo amor do povo venezuelano"

03/01/2013 - 22h10

Thais Leitão*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após passar alguns dias em Havana, Cuba, onde o presidente venezuelano Hugo Chávez está internado para tratamento contra o câncer, o vice-presidente, Nicolás Maduro, retornou na tarde de hoje (3) ao seu país. Em discurso à nação, ele disse que "levou a Chávez todo o amor do povo venezuelano".

Nicolás Maduro embarcou para Cuba no sábado (29), acompanhado de membros do Partido Socialista Unido da Venezuela. Ele informou que o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdado Cabello, e o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, também visitaram o presidente.

Chávez está hospitalizado em Havana desde o dia 11, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor maligno na região pélvica. Ele apresentou complicações, como hemorragia e infecção respiratória. Nos últimos dias, aumentaram as informações, não oficiais, de piora no seu estado de saúde.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, admitiu que o estado de saúde do presidente da Venezuela, de quem é amigo e parceiro comercial, é “preocupante”. Ontem (2) o ministro da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Jorge Arreaza, disse que a situação clínica de Chávez é “estável” dentro de “um quadro delicado”, mas que o presidente “está lutando duro”.

A cerimônia de posse de Chávez está marcada para o dia 10. Pela Constituição da Venezuela, em sua ausência, assume o Poder o presidente da Assembleia Nacional, que deve convocar eleições presidenciais em até 30 dias. Há informações que a data da posse venha a ser mudada, mas ainda não há definição sobre o tema.
 

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

 

Edição: Aécio Amado