Rio amplia prevenção de desastres durante o verão

20/12/2012 - 17h50

Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para reduzir os efeitos de desastres na estação mais chuvosa do ano, o governo do Rio lançou hoje (19) um projeto destinado a ampliar programas de prevenção nos primeiros meses de 2013.

O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, explicou que o projeto está em andamento com instalação de sistemas de alerta e alarmes em áreas da capital fluminense e da região serrana do estado, uma das mais atingidas por chuvas do ano passado.

"O grande papel do sistema de defesa civil é antecipar as respostas para proteger a população que vive em áreas vulneráveis. A gente não pode evitar que as chuvas aconteçam, mas que nós sejamos capazes de minimizar em muito as consequências dessas chuvas", disse.

Sérgio Simões ressaltou que a implantação de novos radares meteorológicos, estações hidrológicas e pluviométricas instaladas pelos órgãos de previsão do tempo têm capacidade de antecipar chuvas e ventos fortes com razoável precisão.

De acordo com o diretor-geral de Defesa Civil estadual, Douglas Paulich Junior, são estudados projetos de comunicação entre 25 cidades, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

 

Edição Beto Coura