República Dominicana e Brasil negociam ampliação de parcerias econômicas

20/12/2012 - 16h21

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A República Dominicana quer ampliar as parcerias com o Brasil nas áreas de infraestrutura, fabricação de móveis, ciência e tecnologia, assim como energia e educação. O tema foi assunto hoje (20) da reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso. Este ano haverá recorde histórico no comércio bilateral, pois o volume registrado até novembro foi US$ 481 milhões.
 
Patriota disse que há disposição por parte do Mercosul de atrair a participação da República Dominicana para o bloco. Segunda maior economia da América Central e do Caribe, a República Dominicana, no ano passado, completou oito anos consecutivos de crescimento, registrando índice anual superior a 4%. O país é o quarto maior destino de financiamentos oficiais brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil produziu material informativo com as principais oportunidades de negócio com a República Dominicana.

Apenas durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, o presidente da República Dominicana, Danilo Medeiros, já esteve três vezes no Brasil, enquanto o chanceler dominicano disse ter “admiração especial pelo Brasil”, pois parte de sua família é brasileira. Ele é neto do ex-presidente Jânio Quadros (morto em  1992).

“Queremos incrementar essa relação porque a República Dominicana fica a apenas cinco horas do Brasil”, ressaltou o chanceler dominicano. “Queremos aumentar os intercâmbios, inclusive culturais, e aprender muito com o Brasil”.

Por cerca de duas horas, Patriota e Troncoso analisaram também a possibilidade de troca de experiência para a consolidação dos projetos de inclusão social e cooperação de energia. Várias empresas brasileiras já atuam na República Dominicana, principalmente as de construção civil, como a Camargo Corrêa e a Odebrecht, e de calçados, roupas e bebidas.

Paralelamente, os chanceleres negociam avançar na execução de um projeto elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para a produção de etanol na cidade dominicana de San Pedro de Marcorís. Também foram analisados os números relativos ao turismo. Cerca de 83 mil turistas brasileiros já visitaram o país, especialmente as praias de Punta Cana, região considerada um paraíso natural.

Edição: Davi Oliveira