Vice-governador do Rio diz que é "loucura" indefinição sobre royalties do petróleo

19/12/2012 - 15h24

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse hoje (19) que é “uma loucura” não saber se o estado poderá contar com o dinheiro dos royalties do petróleo para compor o orçamento de 2013. Ele representou o governador Sérgio Cabral em um evento no Palácio Guanabara, porque o governador está em Brasília tentando negociar no Congresso a questão dos royalties.

O Congresso aprovou a mudança das regras de distribuição dos royalties do petróleo para campos licitados. A decisão prejudicará estados e municípios produtores, que atualmente recebem grande parte do dinheiro. A mudança foi vetada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. O veto poderá ser analisado na sessão de hoje por deputados e senadores.

“É uma loucura. Estamos há 12 dias de acabar o ano, com oito dias de feriado. E a gente não sabe se vai ter, para o orçamento do ano que vem, esse dinheiro de um orçamento que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Pior ainda, as cidades. Tem cidades em que [os royalties representam] 80% de seu orçamento”, disse Pezão.

 

Edição Beto Coura