Medalhistas olímpicos concorrem como melhor atleta do ano

18/12/2012 - 20h16

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os medalhistas olímpicos em Londres 2012 Sheilla Castro (vôlei), Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno), entre as mulheres, e Arthur Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação), entre os homens, disputam como melhor atleta do ano no 14ª Prêmio Olímpico Brasileiro, principal cerimônia de condecoração do esporte brasileiro.

O prêmio homenageia os atletas que mais se destacaram no esporte em 2012 e está sendo entregue nesta noite (18) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Durante o evento serão anunciados os melhores esportistas em 43 modalidades e o melhor atleta do ano.

A escolha do melhor atleta do ano é feita por meio do site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nas categorias masculina e feminina e pelo voto de uma comissão julgadora composta por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A votação ficará aberta na internet até momentos antes da divulgação dos vencedores. Os votos dos jurados terão peso de 50% na eleição final depois de computados os votos do público pela internet.

O prêmio prestará homenagem ao técnico do ginasta Arthur Zanetti, Marcos Goto, que foi escolhido pelo COB o melhor técnico individual. José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, foi escolhido o melhor técnico de esportes coletivos.

Hortência, campeã mundial e medalhista olímpica de prata no basquete feminino, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) receberá o Troféu COI, Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional.

No ano passado, Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo - salto com vara) foram eleitos os melhores do esporte. Este ano, o tema da cerimônia organizada pelo COB será Rio, A Vez de Todos, em referência aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento homenageará também os medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, além dos atletas que se destacaram nas Olimpíadas escolares e universitária.

Edição: Fábio Massalli