Mandela se recupera de cirurgia para retirada de pedra da vesícula

15/12/2012 - 13h05

Da Agência Brasil*

Brasília - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foi operado hoje (15) para retirar pedras da vesícula, informou em nota a Presidência sul-africana. Mandela, de 94 anos, passou pela cirurgia após ficar oito dias no hospital. Segundo o texto, os médicos queriam tratar uma infeção pulmonar recorrente antes de submeter o ex-presidente a operação.

“A intervenção foi bem-sucedida e Madiba [apelido da sua tribo] está se recuperando”, informou o governo da África do Sul. Mandela está internado desde dia 8, no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa da África do Sul.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, esteve com Mandela neste período e disse que ele se recupera. Uma estátua do ex-presidente no Aeroporto Internacional de Bloemfontein foi inaugurada como homenagem aos heróis da libertação do país.

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.

Edição: Talita Cavalcante