Relações entre Brasil e Itália transpõem esfera oficial, diz ministro

13/12/2012 - 17h50

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As relações entre Brasil e Itália transpõem a esfera oficial, disse hoje (13) o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. De acordo com ele, as nações têm um relacionamento antigo envolvendo centrais sindicais, movimentos sociais e de igreja. “É uma relação entre pessoas e instituições. Nenhum país tem uma relação mais consolidada [com o Brasil] do ponto de vista da sociedade”, destacou.

O ministro falou na abertura do seminário Brasil Próximo, sobre programa de cooperação entre governos, sociedade civil e empresas dos dois países. O projeto é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O ministro disse que, graças ao amadurecimento econômico do Brasil, hoje as relações com a Itália são de igual para igual. “Não se trata mais de um primeiro mundo se relacionando com o terceiro. Deixou de ser uma relação só de uma mão. Temos, pelo amadurecimento do nosso país, condições de contribuir”, afirmou.

O seminário Brasil Próximo vai até amanhã (14), quando será promovido um painel sobre políticas sociais e para a juventude. Hoje mais cedo, os temas tratados foram turismo, crescimento das pequenas e microempresas, cooperativismo e sociedade civil. O Programa Brasil Próximo reúne mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Piauí e Amazonas. Na Itália, fazem parte da cooperação os as regiões da Umbria, de Marche, da Toscana, Emilia-Romagna e Liguria.

 

Edição Beto Coura//O título da matéria foi alterado às 19h05