Natal sem Fome dos Sonhos não será feito este ano no Rio

13/12/2012 - 22h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A campanha Natal sem Fome dos Sonhos não será mais feita no estado do Rio de Janeiro a partir deste ano. A Ação da Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida, entidade que promove a campanha, que continua a ser feita em outros 14 estados, decidiu trabalhar com maior ênfase em cursos profissionalizantes voltados para o jovem fluminense. 

“O objetivo do Ação da Cidadania foi chamar a atenção, das instituições públicas e privadas, para o problema das políticas de educação, fome e necessidades básicas. Hoje não vimos mais a necessidade de continuar com o projeto [Natal sem Fome dos Sonhos] e dar o alimento na casa da pessoa. Acho que investir na capacitação profissional e dar condições de ter um trabalho são ações duradouras”, explicou o presidente do Conselho Ação da Cidadania, Daniel de Souza.  "O Brasil vem mudando o cenário da pobreza, com o aumento dos projetos sociais do governo federal para suprir as necessidades básicas da população à margem da linha da miséria".

A entidade vai se focar no trabalho de capacitação profissional de jovens e ampliar polos organizadores nas comunidades e adjacências carentes. No sábado (15) ocorre, das 10h às 17h, a Feira da Cidadania, com artesanatos, danças, palestras educativas, entre outros eventos.

Souza disse que o projeto Natal sem Fome dos Sonhos, que conta não só com o recolhimento e distribuição de alimentos, mas de brinquedos e outros produtos não perecíveis na casa das famílias, está presente em outros 14 estados do Brasil e atende às demandas das regiões que não têm condições de infraestrutura.

O núcleo Ação da Cidadania foi idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, há 19 anos e desenvolve nas comunidades projetos de responsabilidade e integração social, curso de alfabetização, palestras de orientação, entre outras atividades.

Atualmente, a Ação da Cidadania está presente em 22 municípios do Rio de Janeiro, em áreas de baixo índice de desenvolvimento econômico, atendendo a crianças e jovens. O Rio tem 250 comitês e, segundo a pedagoga e gestora dos comitês do estado, Ana Paula Pinto, o objetivo é expandir as oficinas em 2013. Segundo ela, serão construídas duas salas de cinema, uma escola de gastronomia para cozinheiro, ajudante de cozinha e garçom no Caís do Porto, financiados pela prefeitura do Rio e pelo governo do estado.

“As mudanças desde o início têm sido muitas, porque as pessoas querem ajudar, muitos querem legalizar os seus projetos nas comunidades e a busca pela regulamentação dos projetos tem incentivado a Ação da Cidadania”, disse.

Edição: Fábio Massalli