Leilão do trem-bala será em 19 de setembro

13/12/2012 - 11h26

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para o dia 19 de setembro de 2013, na sede da Bovespa em São Paulo, o leilão do trem de alta velocidade (TAV), o trem-bala. Na oportunidade, serão abertos os envelopes contendo as propostas econômicas das empresas, a serem entregues das 9h às 14h do dia 13 de agosto. A informação consta hoje (13) do Diário Oficial da União. O edital deverá ser publicado até o final do dia no site da agência.

O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas (SP). Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema e outra para definir a empresa responsável pela construção do projeto.

Para elucidar eventuais dúvidas sobre edital e anexos, estão previstas reuniões, também na Bovespa, nos dias 29 de janeiro e 19 de março de 2013.

Em novembro, o diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Hélio Mauro França, disse que o trem-bala estará operando com 100% da capacidade em 2020. O atraso do projeto, segundo ele, resultou em uma revisão da demanda, que aumentou, fazendo subir também o custo do empreendimento - de R$ 33,2 bilhões para R$ 35 bilhões, devido à necessidade de compra de mais veículos, antecipou França.

Edição: Juliana Andrade//Matéria ajustada às 12h46, do dia 14.12.2012, no primeiro parágrafo. Antes, estava dito que os envelopes com as propostas econômicas das empresas teriam que ser entregues até o dia 13 de agosto, quando, na verdade, a data é somente o dia 13