Dilma fica na Rússia até sábado

13/12/2012 - 6h55

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff está em Moscou, na Rússia, onde fica até sábado (15). Dilma conversa hoje 13) com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev e amanhã com o presidente Vladimir Putin. Em discussão, o aprofundamento da parceria estratégica entre brasileiros e russos,  com ênfase em ações para a modernização das estruturas produtivas e a capacitação profissional.

Também serão discutidos acordos para a ampliação de parcerias em educação, ciência, tecnologia e inovação, além de defesa. A ideia é incluir a participação de universidades russas no Programa Ciência sem Fronteiras e a troca de experiências na organização de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Nas reuniões com Putin e Medvedev, Dilma deverá conversar sobre a situação no Oriente Médio e a crise econômica internacional. Em 2013, a Rússia assumirá a presidência do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais).

Como integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), Dilma, Putin e Medvedev deverão examinar a possibilidade de avançar no fortalecimento do multilateralismo, por meio da reforma das instituições de governança política e econômica.

De 2001 a 2011, o intercâmbio comercial cresceu 357%, alcançando US$ 7,16 bilhões. No contexto da visita presidencial, será realizado o 2º Fórum Empresarial Brasil-Rússia, com o objetivo de favorecer parcerias entre empresas dos dois países.

Edição: Graça Adjuto