Mobilidade Urbana é tema da 13ª Conferência das Cidades em Brasília

12/12/2012 - 18h09

Da Agência Brasil

Brasília - A garantia de melhoria da qualidade de vida do cidadão deve ser um interesse comum, segundo declarou o presidente da Comissão Parlamentar de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, Domingos Neto, na cerimônia de abertura da 13ª Conferência das Cidades, que acontece hoje e amanhã (13) em Brasília. A iniciativa da CDU tem como objetivo contribuir para aperfeiçoar a infraestrutura no país e garantir a melhoria da mobilidade urbana.

Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que participou da abertura, houve crescimento de 50% da população de classe média. Para ele, deve haver um trabalho conjunto para garantir a mobilidade urbana. “Se não houver planejamento, com programas urbanos e sustentabilidade, isso vai gerar muitos problemas”, garantiu.

Ainda de acordo com Aguinaldo, R$ 60 bilhões estão sendo investidos na mobilização urbana e 100 cidades brasileiras já estão dentro de programas de moradia como o Programa Nacional de Habitação Urbana. “A mobilidade urbana é uma conquista do povo brasileiro”, salientou.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, o ministro disse que as ações dos programas de Aceleração do Crescimento (PACs) para as grandes e médias cidades, já estão em execução. “A partir de fevereiro, os novos gestores da mobilidade urbana já poderão trabalhar com as novas cidades contratadas”.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) citou alguns exemplos de programas simples e efetivos de mobilidade urbana, como o Poupança Jovem, no México. “Para as coisas acontecerem, é preciso colocar os olhos nesses exemplos e trabalhar com uma equipe de qualidade”, disse o senador.

Edição: Davi Oliveira