Diretor do Into deixa comando do hospital em janeiro

12/12/2012 - 19h24

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ortopedista Geraldo Motta Filho deixará a direção do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) a partir do dia 4 de janeiro de 2013. Em comunicado interno aos funcionários, Motta Filho não disse os motivos que o levaram a deixar do cargo e nem informou quem será o substituto.

Na semana passada, centenas de pessoas se aglomeraram numa enorme fila em frente ao Into para tentar marcar consultas para o primeiro semestre de 2013. A maioria dos pacientes, de idosos, chegou a dormir na fila para conseguir uma senha. Cerca de 21 mil pessoas, em média, aguardam por uma cirurgia ortopédica no hospital.

No comunicado, feito no final da tarde de ontem (11), o diretor agradeceu a todos e disse que "vai se dedicar a atividades assistenciais e acadêmicas".

Depois da enormes filas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou mudanças no agendamento das consultas e cirurgias no Into, que passou a ser feito nas unidades de saúde no estado por meio de um sistema informatizado desenvolvido pelo ministério e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o ministro disse que a meta do instituto é fazer 200 cirurgias por mês e com a reposição de alguns profissionais, “podemos aumentar em 500 cirurgias por mês”. “Aqui no Into daria, aproximadamente, 5.600 cirurgias por ano". No último sábado (8), Padilha acompanhou mutirão de cirurgias no hospital.

No próximo sábado (15), deverão ser abertas dez salas de cirurgias. Em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, foi montado um call center para atender os cerca de 3.500 pacientes que já tinham passado pela triagem no Into. Todos irão receber telegrama informando a data da consulta e a programação da cirurgia.

O Ministério da Saúde não informou o nome do novo diretor do Into.

Edição: Carolina Pimentel