Velório de Niemeyer é aberto ao público na sede da prefeitura do Rio

07/12/2012 - 9h05

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O velório do arquiteto Oscar Niemeyer foi aberto ao público por volta das 8h30, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro, em Botafogo, na zona sul.

O ex-presidente de Cuba e líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o seu irmão, Raúl Castro, que atualmente preside o país, enviaram mensagem ao governo e à família do arquiteto, além de coroa de flores como homenagem a Niemeyer, que era comunista. “Ao incondicional amigo de Cuba”, diz a mensagem escrita na faixa da coroa de flores enviada por Fidel.

Por enquanto, poucas pessoas estão no local do velório para dar o último adeus ao mestre da arquitetura moderna. A estudante de arquitetura Gisela Aguiar aguardava às 7h45 a abertura do velório ao público. “Sou de Brasília e vim prestar a última homenagem. As obras de Niemeyer são únicas e pioneiras, como os palácios do Planalto e da Alvorada. Minha [obra] preferida é a Catedral de Brasília.” Pouco antes da liberação da entrada do público, o governador fluminense, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram ao velório, que começou na noite de ontem (6) para parentes e amigos do arquiteto.

O caixão está exposto no Salão Nobre do Palácio da Cidade. O público poderá se despedir do arquiteto, até as 15h. Depois de uma missa, o corpo de Oscar Niemeyer será enterrado por volta das 17h no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.

O arquiteto morreu na noite de quarta-feira (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

Veja aqui galeria com imagens das principais obras de Niemeyer.


Edição: Juliana Andrade