Ministro da Fazenda não comenta artigo que sugere demissão da equipe econômica

07/12/2012 - 11h28

Daniel Lima e Mariana Tokarnia*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitou comentar hoje (7) artigo da revista britânica The Economist, que sugere que a presidenta Dilma Rousseff deveria demiti-lo.

Na avaliação da revista, se a presidenta for realmente pragmática – como insiste em dizer que é, deveria demitir Mantega. O artigo aponta que as previsões de Mantega, com excesso de otimismo, têm levado à perda de confiança de investidores e sugere que a presidenta troque a atual equipe econômica para recuperar a confiança perdida.

Hoje, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, rebateu as críticas da revista. Para ele, o Brasil está na direção correta de “forte crescimento, que pode ser comprovado pelos indicadores de investimento no país”. “No dia em que a Economist nomear ministro no Brasil, deixaremos de ser uma república federativa”, afirmou Pimental. Ele acrescentou que em 2013, o PIB brasileiro estará “certamente acima da média mundial”.

O artigo sobre o fraco desempenho do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no terceiro trimestre, observa que o Banco Central poderá se sentir tentado a reagir à baixa expansão com outro corte de juros, mas afirma que "isso seria um erro". Para a revista, apesar dos esforços crescentes de estímulo, a “criatura moribunda” [o PIB] cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre, metade do número projetado por Mantega.

Para a revista, em vez de cortar os juros, o governo deveria redobrar esforços para reduzir o custo Brasil, deixando o "espírito animal" do setor privado aflorar.

* Colaborou Kelly Oliveira

Edição: Denise Griesinger