Inova Petro encerra primeira fase com 58 projetos

06/12/2012 - 16h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro -  O Programa Inova Petro, iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Petrobras, encerrou sua primeira etapa com a apresentação de 58 projetos, distribuídos em três linhas de tecnologias aplicáveis em processamento de superfície (23 propostas), em instalações submarinas (22 propostas) e em poços (13 propostas).

A demanda por recursos atingiu R$ 2,7 bilhões, aproximando-se do orçamento total previsto para o programa, de R$ 3 bilhões. A informação foi divulgada hoje (6) pelo BNDES.

O Inova Petro foi criado este ano pelo BNDES, Finep e Petrobras com o objetivo de estimular projetos inovadores na área de petróleo e gás. O programa tem duração prevista até agosto de 2013.

Segundo o banco, a meta é apoiar fornecedores nacionais da cadeia produtiva de petróleo e gás natural, visando a expandir a competitividade e a sustentabilidade do setor, bem como contribuir para o cumprimento da política de conteúdo local do governo federal. Os projetos selecionados para a segunda fase do edital deverão ser anunciados em janeiro próximo.

Edição: Davi Oliveira