No Rio, bancários fazem paralisação contra demissões no Santander e no Itaú

05/12/2012 - 14h20

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Funcionários do Banco Santander interromperam as atividades hoje (5) para protestar contra uma possível demissão em massa. Na capital fluminense, as agências localizadas na Avenida Rio Branco ficaram fechadas, pegando muitos clientes de surpresa.

De acordo com a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, o banco já fez algumas demissões esta semana. “Ontem, nós tínhamos vários companheiros no sindicato que foram demitidos, a maioria com mais de 20 anos de empresa, alguns próximos da aposentadoria. O banco não está respeitando nada, nem o direito à estabilidade de pré-aposentadoria”, destacou.

Os funcionários do Banco Itaú, que, segundo o sindicato, vem acompanhando um processo de demissões desde 2011, também aderiram ao movimento. Segundo o sindicato, foram 13 mil demissões em apenas um ano e meio.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informou por meio da assessoria que não iria comentar o protesto. Já o sindicato dos bancários disse que vai continuar pressionando as empresas para forçar uma negociação.
 


Edição: Lílian Beraldo