Confiança da construção civil mantém tendência de recuperação

05/12/2012 - 10h19

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil


São Paulo - O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na pesquisa Sondagem da Construção manteve-se em queda, no trimestre setembro a novembro com variação de 3,1%. Esse foi o menor recuo da série de comparações interanuais. Em outubro, o índice tinha apontado redução de 5,1%.

Os destaques foram os setores de aluguel de equipamentos com alta de 5,4% ante um recuo de 4,6%; obras de infraestrutura para engenharia elétrica e para telecomunicações com -9,9% ante -14,5%. De um total de seis grandes segmentos pesquisados, apenas um apresentou piora do quadro de percepção dos negócios, o de preparação do terreno (de -6,8% para -5,4%).

O índice de confiança refletiu, principalmente, a apuração em torno das expectativas sobre o momento atual dos negócios que passou de -5,5% para -2,8%. Também ocorreu melhora na sondagem sobre o que os setores esperam para os próximos meses com taxa de -3,4% ante -4,7%.

Das 701 empresas ouvidas, 29,8% consideraram bom o quadro atual ante 33,4% que tinham essa mesma avaliação em igual período do ano passado. Já entre os que acharam a situação ruim, o índice atingiu 9,9%, ligeiramente acima do registrado no trimestre encerrado em novembro de 2011.

 

 

Edição: Lílian Beraldo