Centrais sindicais pedem audiência com Dilma até 17 de dezembro para discutir fator previdenciário

04/12/2012 - 18h07

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Centrais sindicais esperam ser recebidas até o dia 17 de dezembro pela presidenta Dilma Rousseff para pedir que o governo ponha em votação ainda este ano uma proposta que cria uma alternativa ao fator previdenciário, fórmula atualmente usada para calcular as aposentadorias.

O pedido de audiência foi entregue hoje (4) por representantes da Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) ao assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, José Lopez Feijóo.

As centrais querem o fim do fator previdenciário e estão unidas em torno de uma emenda substitutiva ao projeto que cria a chamada Regra 85/95, em que o cálculo da aposentadoria passa a levar em conta a soma da idade com o tempo de contribuição até chegar a 85 para mulheres e 95 para homens. A regra integra um substitutivo que está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e que nunca foi votado.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, disse que se o governo estiver disposto a colocar a discussão em pauta, ainda é possível votar o projeto este ano, antes do recesso do Congresso Nacional, que começa dia 20 de dezembro.

“Estamos querendo convencer a presidenta de que é importante votar o projeto. Temos hoje apoio na Câmara para votar, mas a presidenta ou o governo tem dito que não. É importante que as centrais possam se reunir com ela [Dilma Rousseff] para mostrar a importância do projeto para o Brasil e para os aposentados”. Segundo Paulinho, Feijóo disse que vai encaminhar o pedido de audiência ao gabinete da presidenta.

 

Edição: Aécio Amado