Empresários do Mercosul se reúnem em Brasília durante cúpula dos presidentes

03/12/2012 - 13h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pela primeira vez, a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul ocorrerá simultaneamente ao fórum empresarial do grupo, na sexta-feira (7), em Brasília. A proposta é reunir mais de 300 empresários do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela. As inscrições ainda estão abertas, o que pode aumentar o número de participantes. A ideia é estimular o envolvimento dos empresários dos países do bloco no processo de integração.

As discussões se concentram em quatro eixos de debate: agronegócio, energia (com foco em petróleo e gás), inovação e infraestrutura e logística. A disposição, segundo os organizadores, é buscar investimentos recíprocos e incentivos ao comércio interno e entre regiões – União Europeia, China e Estados Unidos.

Os temas serão tratados em painéis separados. Cada exposição terá um moderador e quatro debatedores. As questões referentes à Pequena e Média Empresa (PME) e à Integração Produtiva serão tratadas em todos os painéis. Os debates ocorrerão no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.

O fórum é organizado pela Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores e patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante a cúpula, os empresários poderão se reunir no foyer do hotel e até fechar negócios. Também estarão disponíveis para os participantes salas para reunião. No mesmo dia, os presidentes Dilma Rousseff, Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai) se reúnem em Brasília, na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.

O Mercosul, incluindo a Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul, cujo Produto Interno Bruto (PIB) alcança US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano, em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados ou 72% da região.

Edição: Talita Cavalcante