Congresso de informática mostra em Belém novidades da tecnologia móvel

02/12/2012 - 12h56

Da Agência Brasil

Brasília – A mobilidade digital é o tema do 5° Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi ), que começa amanhã (3) e vai até sexta-feira (7), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A crescente interação das tecnologias móveis com as pessoas é um dos motivos das frequentes discussões do tema. Entre as novidades da Consegi estão os robôs criados para auxiliar no regaste de vítimas de desastres naturais.

Segundo Oscar Marques, um dos criadores do quadicóptero e hexacóptero - nomes dados aos robôs equipados com quatro e com seis hélices, respectivamente - que também ajudam com imagens panorâmicas no momento dos resgates, o equipamento é uma opção para não expor tanto ao perigo os agentes de segurança pública que atuam nesses resgates.

Outra novidade é a cadeira de rodas que pode ser movimentada apenas com a força do pensamento. Essa ideia surgiu de um trabalho de conclusão de curso de dois alunos de ciência da computação, Felipe Nascimento e Felipe Cintra. Segundo Nascimento, a movimentação da cadeira se dá por um leitor de impulsos naturais. Um software (programa de computador) capaz de reconhecer os movimentos pré-definidos pelo usuário, permite que aqueles que são desejados sejam feitos, como, por exemplo, os comandos de direção.

Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o congresso já apresentou em suas edições anteriores temas como dados abertos, computação em nuvem, software livre e governo eletrônico.

Os interessados em participar dos estandes de tecnologia e inovação podem se inscrever no site www.consegi.gov.br ou diretamente no local durante todos os dias do evento.

Edição: Tereza Barbosa