Brasil comemora novo status da Palestina e defende criação de Estado independente

29/11/2012 - 21h19

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O governo brasileiro comemorou hoje (29) a aprovação da resolução que concede status de Estado observador para a Palestina na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores parabenizou as autoridades palestinas e defendeu a busca por um acordo de paz com os israelenses. Também reiterou o apoio à criação de um Estado independente e autônomo da Palestina.

“O governo brasileiro felicita a Palestina pela elevação, para Estado observador, de seu status na Organização das Nações Unidas, após votação na Assembleia Geral da ONU de resolução que contou com apoio de 138 dos 193 estados membros da organização, inclusive do Brasil”, diz a nota.

Em seguida, o texto acrescenta que “o Brasil reitera seu apoio à retomada imediata de negociações entre Israel e a Palestina que conduzam ao estabelecimento de uma paz sustentável e duradoura baseada na solução de dois estados [Israel e Palestina]”.

A votação ocorreu esta tarde, mas envolveu a mobilização intensa dos palestinos e aliados nos últimos dias. O Brasil foi um dos copatrocinadores da resolução. O emissário brasileiro para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto, foi enviado a Nova York para colaborar nas articulações.
 
Nas votações, Israel e os Estados Unidos se opuseram à resolução. O governo israelense disse que ela geraria um retrocesso nas negociações de paz. Na semana passada, os israelenses e o Hamas, movimento de resistência islâmica que ocupa parte da Faixa de Gaza, enfrentaram-se com bombas e mísseis. Mais de 140 pessoas morreram.

A resolução garante aos palestinos o direito de integrar agências e órgãos da ONU, mas não lhe dá o poder de voto. Porém, os palestinos consideram a medida um avanço, porque pode abrir caminho para a criação de um Estado independente.

 

Edição: Aécio Amado