Presidentes sul-americanos debaterão fim da suspensão do Paraguai da Unasul

26/11/2012 - 11h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os representantantes de 11 dos 12 países que formam a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) devem aprovar um conjunto de 30 projetos relativos à infraestrutura da região, que totalizam US$ 13 bilhões, durante a Cúpula da Unasul, no próximo dia 30, em Lima, no Peru. A única ausência é a do presidente do Paraguai, Federico Franco, porque o país está momentaneamente fora do grupo. A suspensão do Paraguai da Unasul, há cinco meses, e medidas conjuntas de segurança e defesa também estarão em discussão.

Há ainda a expectativa de os presidentes aprovarem comunicado conjunto em defesa de ações para combater a desigualdade social, erradicar o trabalho infantil e estimular a geração de emprego.

Pelos dados do governo peruano, confirmaram presença na cúpula, além dos presidentes do Peru, Ollanta Humala, e do Uruguai, José Pepe Mujica, as presidentas Dilma Rousseff (Brasil) e Cristina Kirchner (Argentina). Ao longo desta semana, integrantes dos conselhos de Defesa Sul-Americano e de Relações Exteriores se reúnem.

O ministro das Rleações Exteriores do Peru,  Benjamin Chimoy, disse que o objetivo é aprovar as propostas para dar início às obras que levarão à integração da região. Segundo ele, no total são 531 iniciativas em 30 projetos de infraestrutura. Na agenda dos ministros da Defesa, o debate é sobre a revisão das medidas de segurança para que sejam mais transparentes ao grupo.

Na reunião dos chefes de Estado, um dos focos é a possibilidade de antecipar o fim da suspensão do Paraguai na Unasul. Pela decisão em vigor, o país está suspenso até abril de 2013, quando ocorrem eleições gerais. A suspensão foi definida pelos líderes sul-americanos que discordaram da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho.

No dia 29, o presidente do Grupo de Alto Nível da Unasul, Salomon Lerner Ghitis, fará um relato detalhado de suas impressões na visita que fez, na semana passada, ao Paraguai. Lerner esteve em Assunção, a capital, onde conversou com autoridades dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e com Lugo.

As autoridades paraguaias esperam que os presidentes, reunidos em Lima, aprovem o fim da suspensão do Paraguai tanto da Unasul quanto do Mercosul. O ministro das Relações Exteriores paraguaio, José Félix Fernández Estigarribia, disse estar otimista devido às impressões que colheu durante conversa com Ghitis em Assunção.

*Com informações das agências públicas de notícias do Peru, Andina e da Argentina, Telam.

Edição: Graça Adjuto