Congo se declara livre de epidemia do ebola

26/11/2012 - 14h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo informou hoje (26) que acabou o risco de epidemia do ebola no país. A Região Nordeste do Congo foi declarada área de epidemia em 17 de agosto, mas de acordo com o ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi, o alerta se encerrou no último dia 23.

Em três meses, segundo dados do ministério, foram identificados 62 casos e 34 mortos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, informou que o número de vítimas foi 35. Kabange Numbi disse que a diferença de números se deve ao processo de cruzamento de dados que ainda não foi concluído.

O vírus ebola provoca febre hemorrágica viral e tem um período de incubação de dois a 21 dias. 
Segundo o ministro, 797 pessoas foram acompanhadas após contato com pacientes contaminados. Da equipe de saúde que atendeu aos pacientes, oito morreram.

Não existe vacina contra o vírus, transmitido por contato direto com sangue, secreções corporais, por via sexual e manipulação sem precauções de cadáveres contaminados. Na República Democrática do Congo, o combate à doença exige mudanças de costumes e hábitos, já que a tradição local é a aproximação com doentes e mortos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Denise Griesinger