Bombeiros iniciam vistoria dos prédios da Esplanada dos Ministérios

26/11/2012 - 18h33

Da Agência Brasil

Brasília – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) iniciou na tarde de hoje (26) a vistoria nos prédios da Esplanada dos Ministérios em decorrência da recente explosão no Ministério dos Esportes que resultou na morte de um eletricista da Companhia Energética de Brasília (CEB) e deixou um funcionário ferido. A Defesa Civil irá investigar a estrutura dos edifícios a partir do próximo dia 5.

A ação dos bombeiros tem caráter preventivo e tem como principal objetivo conscientizar os servidores em relação às normas de segurança, além de verificar se os itens relacionados à prevenção de incêndio, como extintores, hidrantes de parede, mangueiras e sinalização de saídas de emergência estão em dia. De acordo com o tenente-coronel Mauro Sérgio, do Corpo de Bombeiros, a operação deve ser finalizada até o início de janeiro de 2013.

O primeiro edifício vistoriado foi o próprio Ministério do Esporte, onde ocorreu o acidente. A última vistoria feita pelos bombeiros no local foi em junho deste ano. Na ocasião, foram feitas poucas notificações, que foram atendidas. O tenente explicou que o trabalho de orientação feito com os servidores é importante, pois não adianta fazer toda a inspeção se não houver manutenção regular dos equipamentos de segurança.

A partir do dia 5 de dezembro, técnicos da Diretoria de Fiscalização da Defesa Civil irão se reunir com os responsáveis pela segurança de cada prédio para que eles apontem os possíveis problemas nas estruturas das construções, tais como rachaduras e vazamentos. Com isso, será possível investigar o que necessita de manutenção e estipular o prazo para as possíveis modificações, explicou o subsecretário de Operações da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra. No caso de algum problema estrutural grave, por exemplo, o prédio pode inclusive ser interditado.

Edição: Carolina Pimentel