Gurgel diz que posse do novo presidente do STF fortalece democracia

22/11/2012 - 13h43

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A posse do primeiro negro na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) fortalece a democracia do país, disse hoje o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Para o procurador-geral, Joaquim Barbosa dará uma contribuição “magnífica” para a construção do sistema de Justiça do Brasil.

O ministro Joaquim Barbosa toma posse hoje (22), às 15h, em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

“[A chegada do primeiro negro à presidência do STF] É muito relevante. Em uma sociedade como a nossa, com uma grande presença de negros, é algo que fala bem do nosso país, da nossa democracia, quando, pela primeira vez, um negro chega à presidência do Supremo”, disse Gurgel.

“Tenho certeza que o ministro Joaquim Barbosa dará uma contribuição magnifica para a construção do nosso sistema de Justiça. Acredito que, como em qualquer momento de renovação, é um momento importante, em que uma nova visão chega à presidência do Supremo e é um momento a ser celebrado e comemorado”, acrescentou o procurador-geral da República.

Edição: Davi Oliveira