Ex-colegas de Supremo e governadores exaltam as qualidades de Joaquim Barbosa

22/11/2012 - 20h22

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie e Ayres Britto, exaltaram as qualidades de Joaquim Barbosa, empossado hoje (22) na presidência da mais alta Corte do país. Para Ayres Britto, a característica combativa do ministro não deve ser encarada como um problema que possa afetar o comando dos julgamentos no STF.

“Vejo a emoção dele, quando aflora, como um sinal de autenticidade. Não tenho nenhum receio de pane ou impasse processual”, declarou o ex-presidente do Supremo, que se aposentou compulsoriamente na semana passada e manifestou ser amigo de Joaquim Barbosa, “quase um membro da família. É um dia de glória para o país tê-lo como presidente do STF”.

A ex-ministra Ellen Gracie, que também chegou a presidir o Supremo, declarou o seu contentamento com a posse de Barbosa e lembrou que ela mesma quebrou um paradigma de preconceitos quando foi a primeira mulher a comandar a Corte.

“O fato de ter sido a primeira mulher e ter vencido o primeiro preconceito, de certa forma demonstra que quando a gente supera, como sociedade, um primeiro preconceito, torna-se mais fácil vencer o segundo e o terceiro”, disse. “O importante é que nós reconheçamos que ainda temos preconceitos e possamos trabalhar sobre eles para nos tornarmos uma sociedade melhor”, completou.

Também estiveram presentes à cerimônia o ex-ministro Cezar Peluso, que presidiu o STF este ano e se aposentou compulsoriamente, representantes da magistratura e do Ministério Público, ministros de Estado, parlamentares e os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

A presidenta da República, Dilma Rousseff, também participou da posse de Joaquim Barbosa ao lado dos ministros do STF. Alguns governadores também compareceram ao evento. Antônio Anastasia, de Minas Gerais, ressaltou a felicidade do povo mineiro com a chegada de um conterrâneo ao comando do Supremo. “Estamos felizes, em Minas Gerais, pela posse de um ilustre filho da cidade de Paracatu”, disse.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou ver com “grande entusiasmo” a chegada de Joaquim Barbosa à presidência da mais alta Corte do país. Ele espera que o novo presidente do STF consiga tornar o Judiciário brasileiro mais ágil para garantir o fim da impunidade, inclusive nos processos de corrupção. “É importante para o país, para as pessoas”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado