Agentes penitenciários de Santa Catarina entram em estado de greve

22/11/2012 - 22h09

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os agentes penitenciários de Santa Catarina decidiram em assembleia no fim da tarde de hoje (22)  entrar em estado de greve e permanecer assim até o dia 7 de dezembro, quando haverá nova reunião, para avaliar eventuais propostas do governo e discutir a possibilidade de paralisação.

De acordo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), que representa parte da categoria, Mário Antônio da Silva, a operação padrão que estava ocorrendo até hoje foi suspensa “na medida do possível”, pois em muitos locais não há pessoal nem equipamentos para executar determinados procedimentos.

Depois da assembleia, os agentes foram à Secretaria de Justiça e Cidadania do estado e tiveram uma audiência com a secretária Ada de Luca. Silva disse que a secretária mostrou vontade de atender à demanda dos agentes.

O secretário diz que muitos agentes não têm armamento de segurança pessoal, equipamento que deveria ser entregue a esses profissionais no fim do curso de formação. Ele informa ainda que muitos detectores de metais estão estragados, faltam armamentos para escoltas e equipamentos de monitoramento. "Muitas vezes o pessoal sai em escolta sem armas", diz.

Silva relata ainda que independentemente da operação padrão que estava sendo executada até hoje, os procedimentos em presídios estão comprometidos por todas as carências somadas à falta de pessoal.

Edição: Fábio Massalli