Câmara homenageia 45 pessoas e instituições com Medalha do Mérito Legislativo

21/11/2012 - 22h40

Iolando Lourenço
Repórter da agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados entregou hoje a Medalha do Mérito Legislativo a 45 pessoas e instituições que se destacaram em algum segmento da sociedade. Entre os agraciados com a comenda estavam o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon; a presidenta da Petrobras, Graça Foster; os atletas Clodoaldo Silva e Daiane dos Santos e entidades como Instituto Cidade da Esperança.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que a homenagem representa o reconhecimento da Casa pelo trabalho prestado por pessoas ou entidades ao Brasil. Maia destacou que os agraciados não estão intimamente relacionados ao trabalho legislativo, “mas são fundamentais para a autoestima e para a afirmação da sociedade e do povo brasileiro. A Câmara reconhece essas iniciativas e trabalhos a partir da entrega dessa medalha”, disse.

A indicação para receber a comenda pode ser feita por deputado integrante da Mesa Diretora da Casa ou por líder partidário. Marco Maia fez as indicações dos atletas Clodoaldo Silva e Daiane dos Santos para receber a medalha. Ele lembrou os exemplos que os dois atletas têm dado ao Brasil e ao mundo.

Para o campeão paraolímpico Clodoaldo da Silva receber a medalha é uma grande honra e um reconhecimento pela sua atuação no esporte. “Receber a premiação é um reconhecimento da superação que tive que passar e dar exemplo para que outras pessoas possam ver o Clodoaldo e falar: se o Clodoaldo conseguiu vencer eu também posso ser um grande campeão”.

Clodoaldo, maior medalhista paralímpico brasileiro, disse que as seis medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze que ele conquistou para o Brasil na natação é uma demonstração de superação. “Ao receber as medalhas pude demonstrar que as pessoas com deficiência não são incapazes. São pessoas capazes, que lutam pelos seus ideais”, disse.

“O reconhecimento dos deputados significa que eu estou no caminho correto, que é o caminho esportivo e social, porque eu acho que eu tenho uma importância muito grande dentro d'água, mas eu tenho uma importância muito maior fora dela, que é poder incentivar, que é poder motivar pessoas com deficiência a saírem de casa", acrescentou.

Edição: Fábio Massalli