Príncipe e princesa da Holanda estão em missão comercial no Brasil

19/11/2012 - 13h53

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O príncipe Guilherme Alexandre e a princesa Máxima, da Holanda, reuniram-se hoje (19), no Ministério da Fazenda, com o secretário executivo da pasta, Nelson Barbosa, e com o secretário de Assuntos Internacionais, Márcio Bicalho Conzendey. O casal real holandês está em missão comercial no Brasil, com o objetivo de assinar acordos e declarações de cooperação. O príncipe e a princesa estão viajando acompanhados de representantes de 175 empresas, institutos de pesquisa e universidades holandesas.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Embaixada da Holanda, o Brasil é o parceiro de negócios mais importante dos Países Baixos na América Latina. Segundo a embaixada, em 2011 o comércio bilateral registrou movimentação de US$ 15,9 bilhões, o que representa aumento de 32,6% na comparação com 2010. Além disso, a Holanda ocupa o quarto lugar como parceiro de exportações de empresas brasileiras. A reunião do casal real no ministério foi fechada.

Na pauta divulgada pelo Ministério da Fazenda estão questões como a situação econômica dos dois países, os efeitos da crise global e o papel de organizações financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o G20 (grupo que reúne as principais economias do mundo).

Mais cedo, o príncipe a princesa foram recebidos em audiência pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Da Fazenda, eles seguiram para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde será firmado um acordo de cooperação comercial entre a entidade brasileira, a Associação Holandesa de Pequenas e Médias Empresas (MKN Nederland) e a Confederação Holandesa de Indústrias e Empregadores (VNO-NCW). Durante a estada na capital federal, o príncipe e a princesa também terão audiências com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim; e com a secretária executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires.

A programação do casal real e da comitiva também inclui uma passagem por Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Amanhã (20), eles participarão de um seminário sobre indústria alimentar na Universidade de São Paulo (USP), que tem campus no município. Também visitarão a sede da CRV Lagoa, empresa brasileira-holandesa de genética bovina. Na quarta-feira (21), a agenda será em São Paulo, com encontro com o vice-governador Guilherme Afif Domingos e visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Por fim, na quinta (22) e na sexta (23), o príncipe e princesa estarão no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, haverá almoço com o governador Sérgio Cabral. Eles também participação de um seminário sobre a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, e de encontro com o jogador holandês de futebol Clarence Seedorf.

Edição: Juliana Andrade